Outono, estação de mudanças. Repensando ou querendo mudar de carreira?



Outono, estação de mudanças. Repensando ou querendo mudar de carreira?

Resultado de imagem para outono

Estação perfeita para mudanças, o outono. Outono é a estação de transição, de reavaliação, de deixar para traz o que não serve mais e se preparar para uma nova estação.

 

Ao pensar em fazer mudanças significativas na vida, especialmente aquelas que mexem profundamente com o rumo, com a direção já conhecida, é comum que medos, dúvidas, receios e angústias venham nos visitar. Quando falamos em transição de carreira não é diferente. Pensamentos negativos costumam ser como fantasmas que assombram a nossa mente neste momento.

 

Comuns, também, são críticas de pessoas próximas, e autocríticas, como: “vai começar tudo de novo e colocar fora toda experiência”; “nesta crise não é hora de pensar em mudança”; “deve estar louca, está tão bem”; “você não tem mais idade pra isto”; “o problema é na empresa ou sou eu?”.

 

Se você se identifica de alguma forma, fique tranquila, mantenha a calma. É tudo normal! E tudo vai dar certo! Palavra de quem passou por tudo isto.

 

Quero compartilhar com você algumas dicas muito valiosas, que fizeram toda a diferença pra mim, e sei que irão ajudar você a encontrar o caminho e a decisão certos. Antes, deixa eu explicar o que o outono tem a ver com tudo isto.

 

Outono é a estação da transição, quando as folhas caem, simbolizando o desprendimento de uma fase para que outra seja vivida. É a natureza nos mostrando que é preciso permitir que ciclos se encerrem para que novos iniciem. Para você, que está passando por grandes mudanças ou quer empreendê-las na sua vida pessoal ou profissional, é o momento perfeito.

 

Esta é a estação para rever valores internos, propósito de vida, aprender com as experiências, se desfazer do que não serve mais, agradecer o que tem, proteger e fortalecer o que é precioso e fundamental, suas raízes. Este é o seu momento.

 

Relaxe! Assim como a natureza se prepara, você também.

 

Vamos às dicas que irão lhe ajudar a encontrar o seu caminho:

 

  1. Se você está insatisfeita ou frustrada com sua vida profissional, é porque alguma dificuldade ou decepção você tem enfrentado no mercado ou empresa na qual atua ou deixou de atuar. Olhe para dentro de si, com calma e com carinho, e reflita.
  2. Busque auxílio profissional. Temos muitos pontos cegos, que sozinhas não conseguimos perceber. Um profissional qualificado e experiente poderá ajudá-la a identificar seus sonhos e transformá-los em objetivos e metas; ajuda profissional, além de potencializar habilidades e competências, auxiliará a desenvolver uma estratégia com foco e direcionamento adequados ao seu momento.
  3. Ouça seus familiares e amigos, eles se importam com você. No entanto, filtro o que ouve e não se deixe contaminar pelas críticas e medos alheios. É possível fazer sua transição de carreira ou adequação profissional, muitas já fizeram. Esta é a sua vez!
  4. Cuidado com as críticas internas, pensamentos do tipo “estou perdendo tempo”, “vou desperdiçar o que aprendi” só servem para minar sua autoconfiança. Perceba que o conhecimento e a experiência são seus e lhe trouxeram até aqui. Se quiser ir além, mude.
  5. Cuidado com os mitos tão propalados por aí: “tudo que importa é ter um emprego”, “ser feliz no trabalho é bobagem”. Pessoas felizes produzem mais, são mais saudáveis e ganham mais.

 

Se você se identifica com este artigo e está passando por este momento, venha compartilhar suas experiências. Compartilhar diminui a ansiedade e traz clareza aos pensamentos.

Jaqueline Selva

Coach de Carreira e Formadora de Analistas Comportamentais DISC