Afinal, Jaque, o que é assessment DISC???



Afinal, Jaque, o que é assessment DISC???

diversidade

Afinal, Jaque, o que é assessment DISC???

Depois de receber algumas perguntas e comentários do tipo: “…Ai, Jaque, fico tão confusa com o DISC…” para facilitar o entendimento sobre o assessment DISC resumi algumas informações sobre:

 

AS 4 DIMENSÕES DISC.

A teoria DISC é a base de muitas ferramentas de assessment disponíveis no mercado nacional e internacional.

Estas ferramentas se utilizam dos conceitos trazidos no livro As Emoções das Pessoas Normais, representados pelas letras D, I, S e C. Este livro foi originalmente lançado em 1928 e, em 2014, foi lançada a versão brasileira.

DISC não é sinônimo de ferramenta de assessment, é apenas um dos tipos disponíveis no mercado, sendo provavelmente a ferramenta de análise de perfil comportamental mais utilizada no mundo dos negócios, no mundo todo. E amplamente utilizado em processos de coaching, fundamental em processos de Coaching Vocacional e Carreira.

Há diversas empresas que desenvolveram ferramentas de assessment com o intuito de identificação de perfil comportamental, cada ferramenta leva um nome diferente: PI, PDA, Extended, DiSC® (neste caso o nome da teoria foi registrado como uma marca). No Brasil foi desenvolvido o DISC Profiler, uma ferramenta testada e validada na população brasileira.

Ao estudar o DISC, é muito importante entender que a finalidade do modelo comportamental é possibilitar um relacionamento ganha-ganha, e não manipular ou rotular pessoas.

Todo mundo tem o potencial para ser um vencedor. Um padrão comportamental não é melhor do que outro.

É de grande valor uma pessoa descobrir qual o seu estilo comportamental DISC natural, pois viver em alinhamento com ele irá aumentar as chances de sucesso na vida pessoal e profissional.

Viver de maneira contrária ao próprio estilo comportamental irá provavelmente diminuir sua energia, embora seja possível ou até recomendável, em algumas situações, se adaptar a outro estilo comportamental.

Importante: O sucesso vem quando fazemos as coisas naturalmente, e uma das formas de crescermos como pessoas é o aprendizado de nos adaptarmos a padrões comportamentais que não são naturais.

Aqui, um breve resumo dos conceitos DISC:

D = Dominância/Executor

Indica como você lida com problemas e desafios. Os principais descritores são: competitivo, decidido, direto, orientado para resultados.

EMOÇÃO: RAIVA

I = Influência/Comunicador

Indica como você lida com pessoas e as influencia. Os principais descritores são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável, confia nos outros.

EMOÇÃO: OTIMISMO

S = Estabilidade/Planejador

Indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo. Os principais descritores são: agradável, bom ouvinte, paciente, sincero, constante, membro de equipe, estável.

EMOÇÃO: NÃO DEMONSTRAR EMOÇÕES

C = Conformidade/Analista

Indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Os principais descritores são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso.

EMOÇÃO: MEDO

Fundamental lembrar que nosso comportamento é resultado da combinação destas diversas dimensões, numa combinação única e maravilhosa!

Portanto há muito o que estudar, explorar e compreender através das análises individuais.

 

Jaqueline Selva, Coach de Carreira e Formadora de Analistas Comportamentais

 

Quer compreender mais sobre perfis? Clique aqui!